O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, anunciou nesta segunda-feira (21) que a equipe econômica do governo brasileiro está finalizando um plano de contingência em resposta à taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que entra em vigor em 1º de agosto. Durigan destacou que o plano inclui estratégias de ajuda às empresas afetadas e frentes de trabalho para mitigar os impactos da medida.
Embora não tenha uma data específica para a apresentação do plano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Durigan afirmou que as discussões estão em andamento. Ele também mencionou que o governo brasileiro continua buscando diálogo com a administração americana, tendo enviado uma nova carta na semana passada e realizado contatos técnicos em fóruns internacionais, como o G20.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, complementou que o governo está considerando implementar algum tipo de auxílio às empresas prejudicadas pela nova tarifa dos EUA. Haddad afirmou que a proposta deve ser apresentada ao presidente até o final da semana, reforçando a urgência da situação para a economia brasileira.