O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (28) que o plano de contingência do governo brasileiro para enfrentar a taxação de 50% sobre produtos nacionais nos Estados Unidos é "bastante completo". Ele destacou a urgência de resolver a questão até o dia 1º de agosto, apesar do curto prazo disponível.
Durante entrevista no Palácio do Planalto, Alckmin informou que o governo está em diálogo com autoridades americanas e utilizando canais institucionais para buscar uma solução. "A hora que tiver alguma coisa a ser anunciada, vocês vão ser os primeiros a serem chamados", garantiu o vice-presidente.
A declaração de Alckmin ocorreu após a sanção da lei que regulamenta o programa Acredita Exportação, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este programa visa restituir 3% das receitas de vendas ao exterior para micro e pequenas empresas brasileiras, sendo uma iniciativa desenvolvida pelo ministério de Alckmin em parceria com as pastas do Empreendedorismo e da Fazenda.