O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira, 16, que o governo brasileiro está empenhado em uma negociação urgente para reverter as tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com início programado para 1.º de agosto. Alckmin destacou a disposição do governo em prorrogar o prazo de vigência das tarifas, caso necessário, durante uma coletiva de imprensa após reunião com Abrão Neto, presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil.
Em um vídeo gravado com os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Mota e Davi Alcolumbre, respectivamente, Alckmin enfatizou a importância de uma atuação conjunta entre o governo e o Congresso para enfrentar a situação. Mota declarou que o Parlamento está preparado para apoiar o Executivo em decisões que visem mitigar os impactos das tarifas, buscando agir com agilidade.
O governo brasileiro criou um Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, conforme decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. O comitê terá como primeira tarefa ouvir os setores empresariais sobre as consequências das tarifas e buscar uma prorrogação de pelo menos 90 dias para discutir o assunto. Estima-se que as tarifas possam reduzir o PIB brasileiro em 0,16% e causar a perda de 110 mil empregos no país, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).