O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira que o governo brasileiro está considerando a adoção de medidas não tarifárias em resposta à imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva na sede do ministério, onde Haddad destacou que um grupo de trabalho está analisando as possíveis ações a serem tomadas.
As tarifas foram anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira, e estão ligadas a questões políticas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta um julgamento por suposto planejamento de um golpe de Estado. Haddad enfatizou que o governo brasileiro possui um tempo para avaliar as melhores estratégias de resposta.
Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à TV Record que, inicialmente, o governo buscará negociar com os EUA. No entanto, ele alertou que, caso as negociações não sejam frutíferas, o Brasil adotará medidas de reciprocidade em relação às tarifas impostas.