O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira (28) que o governo brasileiro possui um plano de contingência robusto para enfrentar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos. Alckmin destacou a necessidade de resolver a questão até o dia 1º de agosto, apesar do curto prazo disponível.
Durante entrevista no Palácio do Planalto, Alckmin afirmou que o governo está em diálogo ativo com os canais institucionais e que qualquer novidade será comunicada à imprensa assim que possível. "Estamos dialogando neste momento, pelos canais institucionais e com a reserva", disse o vice-presidente.
A declaração de Alckmin ocorreu após a sanção da lei que regulamenta o programa Acredita Exportação, que visa restituir 3% das receitas de vendas ao exterior para micro e pequenas empresas brasileiras. Este programa foi desenvolvido pelo ministério de Alckmin em colaboração com as pastas do Empreendedorismo e da Fazenda.