O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou a ponte Pedro Salaro em São Manuel na tarde desta sexta-feira (25) e aproveitou a ocasião para defender a concessão dos pátios de veículos apreendidos no estado. Em entrevista à TV TEM, Tarcísio argumentou que a mudança visa aumentar a eficiência e reduzir custos, permitindo a liberação imediata de veículos apreendidos, evitando problemas como a permanência de carros em pátios irregulares.
A proposta de concessão gerou protestos em Bauru na quinta-feira (24), durante uma audiência pública onde o governo apresentou o pacote de concessão dos serviços de remoção e guarda de veículos. Representantes do setor expressaram suas preocupações sobre o impacto da medida, que pode resultar em desemprego e aumento de tarifas para a população. Atualmente, a gestão dos pátios é realizada por diferentes órgãos e contratos, e a nova proposta visa padronizar o processo em sete lotes, com empresas responsáveis pela custódia e leilão dos veículos.
Bauru está incluída no lote 1, que abrange 159 cidades da região. O governo planeja realizar mais três audiências públicas em outras cidades e abriu uma consulta pública online até 8 de agosto. Em resposta às críticas, Tarcísio reconheceu a resistência à concessão, mas reafirmou a intenção de implementar a medida para garantir serviços mais eficientes e acessíveis à população.