O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), removeu nesta sexta-feira, 11, uma publicação em seu Instagram onde aparecia usando um boné com o lema da campanha de Donald Trump, 'Make America Great Again'. A decisão ocorreu após a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos e críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ironizou a situação em entrevista à RecordTV na quinta-feira, 10.
Lula, ao comentar sobre a postagem, desafiou Tarcísio a não esconder sua admiração por Trump, afirmando: "Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de carneiro". O governador, que já havia responsabilizado Lula pelas novas taxas, pediu posteriormente uma abordagem mais conciliatória, enfatizando a necessidade de deixar de lado questões ideológicas.
Em meio a esse contexto, Tarcísio se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro e expressou em suas redes sociais que é "sempre bom" estar ao lado dele. A relação entre os dois se intensificou após Trump mencionar Bolsonaro em uma carta sobre as novas tarifas, destacando a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente, considerado por Trump um "líder altamente respeitado". As novas taxas podem impactar significativamente a economia paulista, que é a mais afetada por essas medidas.