O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (21) que é essencial negociar com o governo dos Estados Unidos para mitigar os impactos das tarifas que podem taxar em 50% os produtos brasileiros exportados. A declaração foi feita durante a abertura da Coopercitrus Expo, em Bebedouro (SP), evento que reúne produtores rurais e especialistas do agronegócio.
Tarcísio destacou que a falta de diálogo pode prejudicar os negócios, especialmente no estado de São Paulo, e reiterou sua oposição às tarifas, afirmando que elas são prejudiciais para a produção industrial de alto valor agregado. "A gente é absolutamente contra as tarifas", disse o governador, enfatizando que a taxação, prevista para começar em 1º de agosto, pode causar danos significativos ao setor agropecuário e à indústria.
Um estudo do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental (Nemea-UFMG) indicou que São Paulo deve ser o estado mais afetado pelas novas tarifas, com uma previsão de perda de 0,73% no PIB estadual relacionada à agropecuária e quedas em outros setores industriais. Além disso, a Embraer pode enfrentar um custo adicional de R$ 50 milhões por avião devido à taxação, o que pode impactar sua receita, já que grande parte vem dos Estados Unidos.
Produtores de gado e pescados na região de Ribeirão Preto (SP) já relatam prejuízos, com vendas suspensas e impactos diretos na produção. A situação é crítica, especialmente para frigoríficos que atendem ao mercado norte-americano, que é um dos principais compradores da carne bovina brasileira.