Na manhã desta sexta-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu em Brasília com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro teve como foco as recentes declarações do presidente americano, Donald Trump, sobre a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Durante a reunião, Freitas destacou a importância de dialogar sobre as consequências da tarifa para a indústria e o agronegócio brasileiros, além de seu impacto nas empresas americanas. "Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas", afirmou o governador em suas redes sociais.
A assessoria de imprensa da Embaixada dos EUA confirmou o encontro e ressaltou que São Paulo é o estado com a maior concentração de investimentos americanos no Brasil. A Embaixada enfatizou que diplomatas americanos mantêm um contato regular com governadores brasileiros para promover os interesses das empresas dos EUA.
A medida de Trump foi anunciada em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o presidente americano expressou insatisfação com o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Tarcísio, que é aliado de Bolsonaro, atribuiu a responsabilidade pela sobretaxa ao governo atual, afirmando que Lula colocou "sua ideologia acima da economia".