O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desafiou o presidente da Sabesp, Carlos Piani, a acelerar o processo de despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, durante evento realizado na quarta-feira (23 de julho de 2025) no Auditório do Ibirapuera, na capital paulista. Tarcísio expressou otimismo ao afirmar que é possível nadar nos rios, destacando a importância da despoluição para a integração dos corpos d'água ao espaço urbano.
Durante sua fala, o governador comparou a meta de despoluição ao desafio histórico de enviar um homem à Lua, proposto por John F. Kennedy. Ele questionou se é realmente impossível reduzir a carga orgânica dos rios e enfatizou a necessidade de um compromisso coletivo para alcançar esse objetivo. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, informou que a despoluição contratualmente deve ser concluída até 2029.
Tarcísio também ressaltou que a despoluição dos rios está atrelada ao cumprimento das metas de universalização dos serviços de água e esgoto da Sabesp. Durante a cerimônia, a companhia anunciou um investimento de aproximadamente R$ 70 bilhões, com o compromisso de realizar em cinco anos o número de ligações de água e esgoto que normalmente levaria 50 anos. Para isso, a Sabesp planeja aumentar em 2,5 vezes o número de instalações nos municípios atendidos a partir deste ano.