O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, manifestou críticas à postura do governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, em relação à tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma nota, Lula defendeu a soberania nacional e afirmou que as barreiras tarifárias serão enfrentadas por meio da Lei da Reciprocidade Econômica.
Tarcísio de Freitas utilizou a rede social X para expressar sua insatisfação, afirmando que Lula priorizou sua ideologia em detrimento da economia. "Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação", escreveu o governador.
O governador também destacou que a responsabilidade pela situação atual recai sobre o governo em exercício, afirmando que "não adianta se esconder atrás do Bolsonaro" e que narrativas não resolverão os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil.