O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), manifestou seu repúdio à sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, em um vídeo divulgado em seu perfil no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, 10. Zema descreveu a medida como "errada e injusta", responsabilizando o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela situação, e defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Zema, a taxação prejudica todos os brasileiros, independentemente de suas preferências políticas. "Ela precisa, sim, ser revista, porque penaliza todos os brasileiros, gente que votou contra e a favor do Lula, empresas que investem no Brasil e que nada têm a ver com disputas políticas e ideológicas", afirmou o governador.
O posicionamento de Zema se alinha ao discurso de outros governadores de direita, que têm criticado a atuação do governo Lula e do STF. O governador também comentou sobre a carta de Donald Trump, que classificou o tratamento dado ao ex-presidente Bolsonaro como uma "desgraça internacional" e condenou as ordens de remoção de conteúdo expedidas pelo STF como "censura secreta e ilegal". Zema finalizou afirmando que os brasileiros arcarão com as consequências das decisões do governo e do STF, considerando a declaração de Lula sobre a Lei da Reciprocidade uma "provocação barata".