O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está incentivando os usuários com conta ouro do Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas, uma medida que visa aumentar a segurança de aproximadamente 72 milhões de usuários. A recomendação foi divulgada nesta semana e, embora não seja obrigatória, a ativação pode ser desabilitada a qualquer momento pelo usuário.
Atualmente, cerca de 27% das contas ouro já utilizam essa funcionalidade, que, segundo o ministério, é uma solução eficaz para prevenir acessos indevidos, especialmente quando combinada com o uso da biometria. A plataforma Gov.br, que conta com mais de 169 milhões de usuários, oferece mais de 4.700 serviços digitais federais e 8.700 serviços estaduais e municipais, incluindo a Assinatura Gov.br e serviços relacionados ao INSS e à Carteira de Trabalho Digital.
A ativação da verificação em duas etapas será sugerida a cada login dos usuários com conta ouro. Na primeira tentativa, será possível ignorar a ativação, mas um aviso por e-mail ou SMS informará que, no próximo acesso, a habilitação será solicitada. O ministério ressalta que, caso os usuários enfrentem dificuldades com a funcionalidade, eles podem desativá-la a qualquer momento, seguindo as orientações disponíveis no aplicativo Gov.br e no portal oficial, além de poderem entrar em contato com atendentes para esclarecer dúvidas.