Golpistas têm utilizado antenas falsas para enviar mensagens fraudulentas via SMS em São Paulo, induzindo vítimas a clicar em links maliciosos e contatar centrais de atendimento falsas. A prática foi descoberta na última sexta-feira (11), quando a Polícia Civil e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontraram um desses equipamentos em um prédio próximo ao aeroporto de Congonhas. O dispositivo foi responsável pelo envio de mais de 4 mil mensagens em um curto período.
As antenas não são idênticas às oficiais, mas conseguem identificar celulares em um raio de até 2 km. Segundo a Anatel, os golpistas alugam apartamentos em andares altos e instalam um transmissor conectado a um notebook que dispara as mensagens. As mensagens fraudulentas geralmente mencionam compras ou empréstimos não reconhecidos, criando um senso de urgência para enganar as vítimas.
Marcelo Augusto Scacabarozi, gerente regional da Anatel em São Paulo, alertou que há indícios de que essa prática está se espalhando para outras cidades, como Campinas e Santos. Em 2025, cinco antenas foram desativadas na capital paulista, e a Polícia Civil estima que pelo menos cem pessoas tenham sido vítimas desse golpe, que pode estar vinculado a uma rede criminosa organizada.