Pacientes atendidos em unidades de saúde de Campina Grande, na Paraíba, estão sendo alvo de um golpe que envolve cobranças indevidas por consultas médicas já realizadas. Os criminosos, que se passam por profissionais de saúde, têm contatado principalmente aqueles que foram atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital da Criança e do Adolescente e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).
De acordo com o diretor do Hospital da Criança, Pablo Nunes, os golpistas obtêm informações sigilosas dos pacientes e utilizam redes sociais e aplicativos de mensagens para se comunicar, muitas vezes utilizando fotos e nomes de médicos reais. Nunes relatou um caso em que uma acompanhante foi enganada ao receber informações sobre exames e foi induzida a pagar por uma medicação que não estava disponível no hospital.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campina Grande emitiu um alerta à população, enfatizando que todos os serviços oferecidos pela rede municipal são gratuitos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A SMS também informou que não realiza cobranças nem solicita dados pessoais por telefone.
Medidas estão sendo implementadas em parceria com órgãos competentes para identificar e responsabilizar os golpistas. A população é encorajada a denunciar casos suspeitos através do número (83) 3077-1030 ou diretamente nas unidades de saúde.