Em Teresina, pelo menos quatro mulheres foram vítimas de um golpe conhecido como 'golpe da floricultura', registrando Boletins de Ocorrência entre 20 de junho e 4 de agosto. A delegada Amanda Bezerra, da 8ª Delegacia Seccional da Polícia Civil do Piauí, informou que as investigações estão em andamento para determinar se o crime foi cometido por um único autor ou por um grupo de criminosos.
O modus operandi do golpista envolve a simulação de uma entrega de flores, onde ele se apresenta como motoboy e informa à vítima sobre uma encomenda. Para concluir a entrega, solicita o pagamento de uma taxa, utilizando o cartão de crédito da vítima. Uma das mulheres registrou um prejuízo superior a R$ 900, conforme relatado pela delegada.
Ainda segundo Amanda Bezerra, a investigação está na fase inicial e pode haver mais vítimas que ainda não denunciaram o caso. A delegada alertou sobre a importância de não fornecer informações pessoais, como senhas e dados de cartões, e recomendou que as pessoas sempre verifiquem a autenticidade das encomendas diretamente com as floriculturas.
A Polícia Civil orienta que, em casos de entrega de flores, a taxa de entrega geralmente é cobrada de quem envia e não de quem recebe, o que pode ser um indicativo de golpe. A população é encorajada a denunciar qualquer suspeita às autoridades competentes.