Goiânia – O estado de Goiás recebeu recentemente 76 novos profissionais do Programa Mais Médicos, com o objetivo de ampliar a cobertura da atenção primária em áreas de maior vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte de uma etapa do programa que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o Brasil, com um número recorde de mais de 45 mil inscritos no edital.
A chegada dos médicos formados no Brasil, que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), começou no dia 2 deste mês. Já os médicos brasileiros formados no exterior participarão de um treinamento específico, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), a partir de 4 de agosto, focado em situações de urgência e emergência nas regiões onde atuarão.
Os profissionais do Mais Médicos são essenciais para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e para a melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a implementação de prontuários eletrônicos, espera-se reduzir o tempo de espera dos pacientes e facilitar o acesso a serviços de média e alta complexidade. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou que o programa também investe na formação contínua dos médicos, oferecendo oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade.
A distribuição das vagas do programa considerou a atual demografia médica do país, priorizando regiões com maior vulnerabilidade social e menor número de profissionais. O Programa Mais Médicos já garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, com a meta de alcançar 28 mil médicos, atualmente contando com cerca de 24,7 mil profissionais em 4,2 mil municípios, cobrindo 94% do território nacional.