O programa Cidadão Tech Campo foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (09/07) pela primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, em Cavalcante, no Nordeste goiano. A iniciativa já conta com 21 antenas de internet de alta velocidade instaladas em 17 cidades, beneficiando mais de 7 mil pessoas na fase piloto. O objetivo é combater a exclusão digital em áreas rurais e proporcionar acesso à internet para a população socioeconomicamente vulnerável, especialmente em assentamentos e comunidades tradicionais.
Com um investimento previsto de mais de R$ 3 milhões, o programa pretende expandir o número de pontos de acesso para 221 até março de 2026. A ação é uma parceria entre o Goiás Social, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás.
Gracinha Caiado destacou a importância da tecnologia como ferramenta de inclusão social, afirmando que a iniciativa visa garantir acesso à internet para comunidades rurais. O titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltou que o acesso à internet já está mudando a vida de muitos, permitindo que sonhem com a educação superior. As antenas utilizam tecnologia de satélites de baixa órbita Starlink, garantindo conexão de qualidade em regiões de difícil acesso.
Além da conectividade, o programa oferece um curso de Alfabetização e Letramento Digital, com 60 horas de duração, e módulos sobre uso seguro da internet. Em parceria com a Seapa, os participantes também têm acesso a cursos voltados à produção rural e a um benefício de até R$ 5 mil via Crédito Social para investimentos em insumos. A iniciativa promete transformar a vida de muitos goianos, como exemplificado por Joanilda Francisco Maia, que acredita que a internet melhorará a educação de seus filhos e abrirá novas oportunidades.