O Governo de Goiás, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e em parceria com a Emater Goiás, anunciou a abertura de um novo edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola) 2025. A iniciativa, parte do Goiás Social, visa fortalecer a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva nas comunidades remanescentes de quilombos. As inscrições estarão abertas até 31 de julho.
Nesta edição, o programa amplia a lista de produtos que podem ser comercializados, incluindo leite, queijo muçarela, pitaya e filé de tilápia, além de itens do extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba. Esses produtos foram reconhecidos pela Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) nº 750, de 24 de dezembro de 2024, e também serão integrados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás).
De acordo com Glaucilene Carvalho, titular em substituição da Seapa, a diversificação dos produtos é um passo importante para fortalecer a autonomia das comunidades quilombolas. "Essa ampliação reforça a inclusão produtiva e garante espaço para alimentos com valor cultural e econômico, aumentando a renda local e contribuindo para a segurança alimentar no Estado de Goiás", afirmou Carvalho.
O PAA Quilombola é considerado estratégico para conectar as 82 comunidades quilombolas identificadas em 49 municípios goianos com políticas de segurança alimentar e geração de renda. Os interessados podem apresentar suas propostas por meio da Plataforma PAA Goiás, disponível no site oficial da Seapa, onde também é possível acessar o edital completo e obter apoio na elaboração das propostas.