A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Goiás, em parceria com a Demà Aprendiz, anunciou nesta quarta-feira (9) a abertura das inscrições para o Desafio Aprendizes da Matemática. A competição visa selecionar 12 jovens do programa Aprendiz do Futuro para um intercâmbio cultural na Europa, com todas as despesas pagas, que ocorrerá em novembro de 2024.
Podem participar do desafio os jovens que ingressaram no programa entre 1º de fevereiro de 2024 e 27 de julho de 2025. Além da viagem, os primeiros colocados receberão medalhas de ouro, enquanto os classificados do 13º ao 22º lugar ganharão medalhas de prata e smartphones. Os que ficarem entre a 23ª e 30ª posições receberão medalhas de bronze e fones de ouvido, com a premiação seguindo critérios de classificação que garantem 50% das vagas para cada sexo.
As inscrições estão abertas até 27 de julho e devem ser feitas pela plataforma de aprendizagem do Aprendiz do Futuro. A competição será dividida em duas etapas: a primeira envolve atividades de matemática e análise de notas escolares, enquanto a segunda consiste em uma avaliação presencial, onde os participantes devem obter nota igual ou superior a 8,0 para serem aprovados. O Senac apoiará a iniciativa, oferecendo conteúdo e avaliações de matemática.
Esta é a terceira edição do desafio, que já proporcionou intercâmbios anteriores a jovens em países como Espanha, Bélgica, Portugal, França e Suíça. O Aprendiz do Futuro, maior programa de socioaprendizagem do Brasil, visa promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade através da educação e do trabalho, beneficiando atualmente 7,7 mil jovens em Goiás.