O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, inauguraram nesta segunda-feira (28/07) a nova unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) na cidade de Goiás. A obra, que recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Tesouro Estadual, marca o início da programação de transferência da capital do estado para a antiga Vila Boa.
Durante a cerimônia, Caiado destacou a importância dos colégios tecnológicos para a educação no estado, afirmando que a iniciativa visa proporcionar melhores condições de ensino fora da capital. "Estamos construindo no estado todo, para dar aos cidadãos a melhor qualidade para poder educar seus filhos", afirmou o governador, ressaltando o foco do governo nas regiões mais distantes e carentes.
A nova sede do Cotec possui 2.747 m² e conta com diversas instalações, incluindo oito salas de aula, um auditório com capacidade para 101 pessoas, laboratórios de informática, enfermagem e odontologia, além de espaços para cursos de beleza, culinária e ciência da natureza. Gracinha Caiado enfatizou que a entrega do Cotec representa uma política pública voltada para a educação e inclusão produtiva, visando transformar a realidade dos goianos por meio da capacitação.
O Cotec, vinculado à Secretaria da Retomada, atua como um braço estratégico da política estadual de geração de emprego e qualificação profissional gratuita. O titular da pasta, César Moura, destacou a diferença entre a nova unidade e as antigas instalações, enfatizando que agora os alunos terão um ambiente mais acolhedor e adequado para o aprendizado.