No último domingo, 13, uma comitiva de gestores e parlamentares goianos iniciou uma missão oficial ao Japão com o objetivo de impulsionar o comércio e a exportação do estado. O grupo é liderado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e inclui o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, além de representantes da Assembleia Legislativa de Goiás.
Durante o segundo dia da viagem, na segunda-feira, 14, Joel Santana anunciou a assinatura de um acordo de comércio entre a Mitsubishi Motors, o Governo de Goiás e uma empresa brasileira. O acordo prevê a exportação de veículos fabricados em Catalão para toda a América do Sul, além de um investimento de R$ 4 bilhões na montadora goiana. A reunião contou com a presença do CEO mundial da Mitsubishi, Takao Kato, e representantes da HPE Automotores, do grupo Souza Ramos.
Santana também destacou a possibilidade de parcerias na mineração de minerais de terras raras, essenciais para a produção de baterias, em Nova Roma e Ipora. A proposta surgiu após uma reunião com o Ministério de Indústria e Comércio do Japão, que enviará uma comitiva a Goiás em agosto para discutir as oportunidades de colaboração.
Além das reuniões comerciais, o governador Caiado visitou a sede da Associação Japonesa de Karatê (JKA), que certifica e treina atletas do programa Construindo Campeões, coordenado pelo sensei Mechida, único faixa preta do oitavo Dan do Brasil. A missão do governo de Goiás visa fortalecer laços comerciais e culturais com o Japão.