A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta sobre a escassez crítica de sangue tipo O negativo nos estoques da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos, afetando 223 unidades de saúde em todo o estado. A situação, que pode comprometer procedimentos emergenciais, levou o governo a convocar a população para doações urgentes, destacando a importância da solidariedade neste momento.
O sangue O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, sendo vital em situações de urgência, como acidentes e cirurgias imediatas, onde não há tempo para determinar o tipo sanguíneo do paciente. Apesar de sua importância, esse tipo sanguíneo é um dos mais raros, dificultando sua reposição. A diretoria da Rede Hemo enfatiza que cada doação pode salvar até quatro vidas e que outros tipos negativos também são cruciais em emergências.
As doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador Estadual, em Goiânia, e nas unidades da Rede Hemo em cidades como Rio Verde, Catalão, Jataí e Formosa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, com horários estendidos aos sábados na capital. Agendamentos podem ser feitos pelo site ou telefone, e empresas interessadas em campanhas de doação podem solicitar a unidade móvel da Rede Hemo. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento oficial com foto.