O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a primeira-dama, Gracinha Caiado, participaram nesta terça-feira (29/07) da inauguração do Museu do Registro Empresarial Goiano, vinculado à Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), em celebração aos 298 anos da cidade de Goiás. O evento também marcou a abertura da nova sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag).
Durante a cerimônia, Caiado destacou a evolução da Juceg, que, sob sua gestão, passou da última posição nacional para uma referência em eficiência e tecnologia no atendimento ao empresariado goiano. O governador enfatizou a importância da Lei de Empresas, que visa simplificar o registro empresarial, permitindo a exclusão de mais de 960 códigos CNAE das exigências iniciais.
O Museu da Juceg, que celebra 125 anos de história, tem como objetivo preservar a memória institucional e narrar a evolução do registro mercantil em Goiás. O acervo inclui livros de registros manuscritos, atas e fotografias. Na ocasião, foi lançado o livro "Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano", do jornalista Leandro Resende, que retrata a trajetória do empreendedorismo no estado.
Além disso, Caiado também participou da inauguração da nova sede da OAB-GO, localizada em um sobrado histórico que passou por restauração aprovada pelo Iphan, respeitando as diretrizes de preservação cultural. O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, ressaltou a importância do momento como um legado para o progresso e o empreendedorismo goiano.