O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, promoveu nesta quinta-feira (10/7) uma reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras de Vereadores de 60 municípios. O encontro teve como foco a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e a ampliação da adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Centro-Norte (CISCENO).
O CISCENO, criado em janeiro deste ano com o apoio do governo estadual, visa gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de forma regionalizada. Durante a reunião, Caiado enfatizou a importância da unidade entre os municípios para melhorar a qualidade do atendimento à população, afirmando que a iniciativa é uma das principais bandeiras de sua gestão, focada na regionalização da saúde.
O consórcio, que começou com cinco municípios e já conta com outros 19 em processo de adesão, é descrito como uma estratégia cooperativa que respeita a autonomia local e distribui responsabilidades de maneira solidária. O vice-governador Daniel Vilela destacou que o projeto será um modelo piloto, unindo inteligência humana e tecnológica para otimizar custos e processos.
O investimento do Governo de Goiás na estruturação da RUE na região Centro-Norte é de R$ 25 milhões, com R$ 8 milhões destinados à reforma do Complexo Regulador em Anápolis. O secretário da Saúde, Rasível dos Reis, anunciou a ampliação das Unidades de Suporte Básico e Avançado, além de novos equipamentos e incentivos hospitalares para melhorar o atendimento à população.