Goiás se destaca na educação básica ao conquistar o 2º lugar nacional nos indicadores de alfabetização na idade certa, segundo dados recentes do Ministério da Educação. O avanço é atribuído ao programa AlfaMais Goiás, instituído em 2021, que visa a plena alfabetização das crianças nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O programa é resultado de uma colaboração entre o governo estadual e as prefeituras goianas e já apresenta resultados significativos após três anos de implementação.
A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou a importância do programa, que já conseguiu alfabetizar 73% das crianças no estado. Ela acredita que, com o esforço contínuo, é possível alcançar ainda mais. Gavioli destacou que dez municípios goianos foram reconhecidos pelo Ministério da Educação por terem 100% de suas crianças alfabetizadas na idade certa, incluindo Jaupaci, Rianápolis e Avelinópolis.
A presidente da Undime Goiás, Anderlúcia Castro, também comemorou os resultados e ressaltou o papel fundamental dos professores nesse processo. "O trabalho que eles realizam no dia a dia faz toda a diferença para que os resultados venham", afirmou Castro, reforçando a importância da alfabetização adequada para o futuro das crianças goianas. O crescimento nos índices de alfabetização ocorreu mesmo após os desafios impostos pela pandemia, destacando a resiliência e o comprometimento das políticas públicas educacionais no estado.