Goiânia foi classificada como a única capital brasileira entre as dez cidades com os melhores serviços de tratamento de água e esgoto, segundo o Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (15/7). A cidade obteve a sétima posição no ranking, com uma nota final de 9,60, enquanto Campinas, em São Paulo, lidera a lista com nota máxima de 10.
A 17ª edição do ranking avaliou os 100 maiores municípios do país, utilizando dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) de 2023, publicado pelo Ministério das Cidades. A metodologia, desenvolvida pela consultoria GO Associados, considera a evolução dos indicadores de saneamento, refletindo a eficiência dos serviços prestados.
Goiânia subiu 12 posições em relação à edição anterior, passando da 19ª para a sétima colocação. Os indicadores de atendimento total de água e esgoto na capital goiana são impressionantes, ambos com 99,62%. Além disso, a cidade apresenta um baixo índice de perdas na distribuição, de apenas 12,68%, em contraste com Campinas, que registra 19,67%.
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores de saneamento nos maiores municípios do país. Atualmente, 16,9% da população brasileira ainda não tem acesso à água potável, e 44,8% não contam com coleta de esgoto, o que gera sérios problemas de saúde e qualidade de vida para a população.