Na manhã desta segunda-feira (28/7), o prefeito Sandro Mabel apresentou o programa Nova Mobilidade, destacando as transformações urbanas em Goiânia durante o lançamento do projeto nacional "Mobilidade em Foco". O evento ocorreu na sede da Fecomércio e contou com a presença de gestores públicos, técnicos e representantes de 14 cidades-piloto, além de autoridades do Ministério das Cidades e do IBGE.
Mabel, que também preside a Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, enfatizou a prioridade dada ao transporte coletivo na capital. "Estamos provando que é possível fazer diferente. Goiânia tem pressa e estamos entregando uma revolução no transporte coletivo", afirmou, ressaltando melhorias como a metronização, que reduz o tempo de viagem e melhora a experiência do passageiro.
O programa Nova Mobilidade foca em três eixos: nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), novo trânsito e mobilidade ativa. Entre as iniciativas estão a criação de 36 corredores estruturais e a sincronização de mais de 80 cruzamentos, resultando em um aumento na velocidade dos ônibus e uma significativa redução nas paradas em semáforos.
Com a integração metropolitana, a nova RMTC abrange 21 municípios e 2,5 milhões de habitantes, operando com tarifa única. O diretor de Regulação da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, elogiou a iniciativa de Goiânia, destacando-a como um modelo de governança metropolitana a ser replicado em todo o país. A cidade se destaca como a única entre as 14 participantes do projeto-piloto a já operar com uma abordagem metropolitana consolidada.