A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início, na primeira semana de julho, a uma série de visitas às comunidades da capital com o objetivo de identificar jovens e adultos que não concluíram a primeira fase do Ensino Fundamental. A ação visa facilitar o retorno ou início dos estudos e já resultou em 60 novas matrículas no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) apenas na primeira semana.
No primeiro semestre de 2025, foram criadas nove turmas do Programa Brasil Alfabetizado, que se somam a oito extensões ativas e 18 turmas regulares, incluindo duas em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG-GO) focadas na qualificação profissional. Atualmente, cerca de 120 estudantes estão participando de cursos de informática, com incentivo financeiro de R$ 120 a cada dois meses, promovendo a inclusão digital e a autonomia.
Os interessados em se matricular no EJA devem ter pelo menos 15 anos e podem se inscrever mesmo sem documentação escolar, apresentando apenas um documento pessoal e comprovante de endereço. As matrículas estão disponíveis no site da SME durante as férias escolares e, a partir de 31 de julho, também poderão ser feitas presencialmente nas escolas da capital. A lista completa das instituições que oferecem a EJA está disponível no portal da SME.