A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), iniciou em julho um novo modelo de monitoramento para a limpeza de lotes baldios, visando maior agilidade na remoção de mato alto, lixo e entulhos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da administração municipal para promover uma cidade mais limpa.
O novo sistema integra o monitoramento dos terrenos ao cadastro do Imposto Territorial Urbano (ITU). Assim que um lote é registrado, o proprietário é notificado e tem um prazo de até oito dias para realizar a limpeza. Caso o terreno continue sujo, a fiscalização atuará diretamente e, se necessário, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) será acionada para realizar o serviço, cujos custos serão posteriormente cobrados via ITU.
O secretário municipal de Eficiência, Fernando Pertenella, destacou a importância da medida, afirmando que "estamos transformando Goiânia em uma cidade limpa" e ressaltou que o novo modelo agiliza o cuidado com os terrenos, além de incentivar os proprietários a manterem suas propriedades em ordem.