Goiânia – O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, inaugurou a 39ª Festa do Tomate nesta quarta-feira (16), no Parque de Exposições de Goianápolis, reconhecida como a Capital Estadual do Tomate. Durante a abertura, Vilela destacou a importância do evento para a valorização da produção local, afirmando que Goianápolis é o maior produtor de tomate de mesa do estado. "Precisamos estar presentes em momentos que enaltecem a particularidade de cada município", disse o governador.
A festa, que se estende até o dia 20 de julho, espera atrair cerca de 40 mil visitantes ao longo de cinco dias. O prefeito de Goianápolis, Jeová Leite, ressaltou a organização do evento e a presença de grandes atrações musicais, como Eduardo Costa e Edson e Hudson, prometendo uma semana de celebração em torno da principal fonte de emprego na região.
Atualmente, cerca de 70% da produção de tomate de Goianápolis é comercializada no Ceasa de Goiânia, enquanto o restante é enviado para outros estados, principalmente São Paulo e Curitiba. Goiás, que detém a liderança na produção nacional de tomate, alcançou uma safra de 1,4 milhão de toneladas no último ano, representando 31,4% da produção do Brasil. O estado também se destaca pela alta produtividade, com 93,4 toneladas por hectare, superando a média nacional em 23,5%.