O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou sobre o apelido 'Gilmarpalooza' dado ao Fórum de Lisboa, evento que organiza, durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 4. Mendes afirmou que não se incomoda com a denominação e destacou a participação de 150 jornalistas e mais de 3 mil participantes, incluindo políticos brasileiros, no evento deste ano.
O magistrado ressaltou que a presença de governadores, senadores e deputados no Fórum demonstra a relevância do encontro, que discute temas como direito, democracia e sustentabilidade. Mendes garantiu que não há irregularidades nas despesas relacionadas ao evento, afirmando que muitos participantes arcam com seus próprios custos de viagem, enquanto a Câmara dos Deputados custeou a viagem de 30 dos 44 deputados presentes e o Senado pagou a passagem de seis membros.
O XIII Fórum de Lisboa, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve como tema 'O mundo em transformação: direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente'. O evento reúne políticos, empresários e magistrados para debater questões jurídicas entre Brasil e Portugal, que, segundo Mendes, evoluíram para discussões mais complexas.