O ex-deputado americano George Santos, filho de brasileiros, foi condenado a sete anos de prisão por fraude e falsidade ideológica. Santos se entregou às autoridades nesta sexta-feira (25) em um presídio em Fairton, Nova Jersey, após cumprir o prazo estipulado pela Justiça para iniciar sua pena. A informação foi confirmada pela agência de notícias Associated Press e pela imprensa americana.
Santos, que foi eleito em 2022 pelo Partido Republicano, enfrentou uma série de escândalos após mentir sobre sua trajetória de vida e enganar doadores durante sua campanha. Ele admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas, incluindo familiares, para financiar sua eleição ao Congresso. O político cumpriu pouco mais de um ano de mandato antes de ser expulso da Câmara em 2023.
Além da pena de prisão, Santos aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas como parte de um acordo judicial. Em uma carta enviada ao tribunal, ele expressou estar "profundamente arrependido" e considerou a condenação "severa demais". Nas redes sociais, Santos se despediu de seus apoiadores, insinuando que pode retornar à vida pública no futuro.