O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou neste sábado, 5, que a parceria entre os países do BRICS continua a se desenvolver, durante a abertura da reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do bloco, realizada no Rio de Janeiro. Galípolo enfatizou a importância da cooperação em áreas estratégicas para a economia dos países-membros, destacando a diversidade como uma força motriz para enfrentar novos desafios e aproveitar oportunidades.
Na ocasião, o presidente do BC saudou a presença dos representantes da Indonésia, que participa do fórum pela primeira vez, ressaltando que a inclusão do país é um indicativo da crescente relevância do BRICS. "Estamos confiantes de que suas contribuições agregarão grande valor às nossas discussões", afirmou Galípolo.
A reunião abordou temas cruciais como a evolução do acordo de reserva de contingência, sistemas de pagamentos, segurança cibernética e finanças sustentáveis. Galípolo destacou que esses assuntos são essenciais para garantir a robustez e a inclusão dos sistemas financeiros dos países integrantes, preparando-os para os desafios futuros.