Uma galinha de estimação, chamada Liebling, passou por uma rara reversão sexual em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. O fenômeno, que ocorre em uma em cada 10 mil galinhas, foi observado pelo comerciante Moisés Andersen Alencastro, que notou mudanças significativas na aparência da ave ao longo de seis meses. Liebling, que vive com a família há 10 anos, começou a desenvolver penas maiores, crista e esporão, características típicas de um galo.
De acordo com Eduardo Antunes, médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a transformação ocorre devido a problemas no ovário esquerdo da ave, que pode perder sua funcionalidade, levando ao desenvolvimento do ovário direito. Esse processo resulta na produção de hormônios masculinos, causando as mudanças morfológicas observadas em Liebling. O professor, que foi professor de Moisés, confirmou a possibilidade do fenômeno após uma visita ao galinheiro.
Embora a aparência de Liebling tenha mudado, a ave ainda é considerada uma galinha, já que não tem apresentado postura de ovos. O caso, embora raro, já foi registrado em outros países, como a Inglaterra, e destaca a complexidade do sistema reprodutivo das aves.