O surfista brasileiro Gabriel Medina, tricampeão mundial, não poderá retornar ao Circuito Mundial de Surfe nesta temporada, após a organização do evento negar seu pedido de convite para a etapa do Taiti, que ocorrerá entre os dias 7 e 16 de agosto. Medina, que se recupera de uma cirurgia no ombro, esperava competir nas famosas ondas de Teahupo'o, uma de suas preferidas.
O atleta sofreu uma lesão no tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo em janeiro durante um treinamento em Maresias, São Sebastião (SP). Após a cirurgia, seu retorno aos treinos aconteceu apenas em maio, quando ele começou a planejar seu retorno às competições.
Apesar de ter manifestado seu interesse em competir no Taiti, Medina não conseguiu o convite necessário, que foi concedido ao francês Kauli Vaast, campeão olímpico nos Jogos de Paris-2024, e a outra vaga será preenchida pelo vencedor da fase qualificatória. A única chance de Medina participar da etapa seria se algum surfista já competindo desistisse por motivos de saúde.
Com essa decisão, o retorno de Medina ao Circuito Mundial deverá ser adiado para 2026, com sua primeira competição programada para a etapa de Bells Beach, na Austrália, em abril do próximo ano.