O prazo para inscrição de projetos nos editais do Fundo Estadual do Idoso (FEI) de Santa Catarina encerrou à meia-noite desta quarta-feira, 30 de agosto. Ao todo, foram cadastradas 329 propostas, sendo 166 de entidades da sociedade civil e 163 de órgãos governamentais. A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, destacou a importância do número de inscrições, resultado de uma força-tarefa que envolveu reuniões em todo o estado para orientar os proponentes.
Os editais disponibilizam R$ 50 milhões, divididos em duas categorias de R$ 25 milhões cada, uma destinada a órgãos governamentais e outra a organizações da sociedade civil. Os projetos abrangem diversas áreas, incluindo saúde, educação, cultura e melhorias em espaços que atendem a população idosa.
A fase de avaliação dos projetos inscritos começa nesta quinta-feira, 31 de agosto, e se estenderá até 30 de agosto. A homologação e a publicação dos resultados finais estão previstas para ocorrer entre 7 e 13 de outubro. Atualmente, 15,56% da população catarinense tem mais de 60 anos, e os editais do FEI visam complementar as políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.