A Fundação Cacique Cobra Coral anunciou a suspensão da sua "assistência climática" aos Estados Unidos, em resposta à recente imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump. A decisão foi divulgada em um post nas redes sociais da entidade, que é conhecida por sua atuação em eventos climáticos e por contratos com prefeituras e organizadores de shows.
A presidente da fundação, Medium Adelaide Scritori, declarou que a medida foi tomada em virtude do que classificou como uma "decisão absurda". Em sua nota, Scritori comunicou à Casa Branca que, em respeito ao princípio da reciprocidade, a assistência climática será suspensa sem ônus para empresas localizadas em estados como Califórnia, Chicago, Nova Iorque e Florida.
A Fundação Cacique Cobra Coral é reconhecida por sua capacidade de influenciar o clima em grandes eventos, especialmente no Rio de Janeiro, onde atua para evitar temporais durante a virada do ano em Copacabana. A suspensão da assistência climática representa uma resposta direta às políticas comerciais que afetam o Brasil e suas relações internacionais.