A frota nacional de motocicletas no Brasil cresceu 42% nos últimos dez anos, atingindo a marca de 35 milhões de veículos de duas rodas em 2024, conforme dados divulgados pela Abraciclo, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. O país se destaca como o sexto maior fabricante de motocicletas do mundo, produzindo anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades.
Atualmente, mais de 40 milhões de brasileiros estão habilitados para conduzir motocicletas, refletindo um aumento significativo no interesse por esse meio de transporte. Entre os estados que mais se destacaram no crescimento do número de habilitações estão Alagoas, Amazonas e Bahia, com aumentos de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente.
A Abraciclo ressalta que a expansão do uso de motocicletas não se limita apenas aos grandes centros urbanos, mas também se estende a diversas regiões do país. Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí estão na vanguarda dessa tendência, indicando uma mudança nos padrões de mobilidade em áreas fora dos principais polos econômicos.