O Brasil enfrentará um fim de semana marcado por temperaturas baixas no Sul, Sudeste e interior do Nordeste, enquanto o Centro-Oeste terá sol forte e ar seco. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que, nesta sexta-feira (11), áreas da Serra Catarinense podem registrar temperaturas negativas, com risco de geada. Em Campos do Jordão (SP) e Camanducaia (MG), as mínimas podem chegar a 2°C, enquanto em Piatã (BA) a temperatura deve ser de 10°C.
Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília começarão o dia com mínimas entre 11°C e 13°C. Curitiba se destaca como uma das mais frias, com previsão de 7°C. Além do frio, a formação de nevoeiro é esperada nas primeiras horas da manhã em regiões que vão do sul do Espírito Santo ao norte do Rio Grande do Sul, o que pode impactar a visibilidade e causar atrasos em voos.
Durante a tarde, o sol aparecerá entre poucas nuvens no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, com a umidade do ar caindo abaixo de 30% em estados como São Paulo e Goiás. No entanto, o Norte e o litoral do Nordeste terão chuvas fortes, especialmente em Recife e João Pessoa, devido aos ventos úmidos do oceano. Em Manaus, Boa Vista e Macapá, há previsão de trovoadas à tarde.
No fim de semana, as manhãs continuarão frias, com mínimas entre 10°C e 13°C nas capitais do Sul e Sudeste. Enquanto isso, Cuiabá (MT) pode registrar máximas de até 34°C, e Salvador (BA) e Maceió (AL) terão clima instável, com temperaturas entre 26°C e 27°C. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta para risco de alagamentos no Amazonas, devido à cheia dos rios Negro e Solimões.