Uma frente fria que atinge o Vale do Paraíba nesta terça-feira (29) provocará uma queda brusca nas temperaturas, com reduções de até 10ºC. A previsão é de que as temperaturas mais baixas persistam até a próxima sexta-feira, dia 1º de agosto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a frente fria é acompanhada por uma massa de ar polar, que já começou a impactar a região.
Em São José dos Campos, por exemplo, a temperatura deve cair de 20ºC para 10ºC entre a tarde e a noite de hoje. Além disso, há risco de geada em pelo menos 17 cidades, com mínimas previstas de 3ºC durante a madrugada desta quarta-feira (30). A Defesa Civil alerta para a possibilidade de ventos intensos, que podem atingir até 60 km/h, embora não sejam tão devastadores quanto os registrados no Litoral Norte na segunda-feira (28).
As temperaturas mínimas na Serra da Mantiqueira devem ficar em torno de 2ºC, enquanto no Vale do Paraíba a previsão é de 6ºC e no Litoral Norte, 11ºC. A umidade relativa do ar também caiu, atingindo níveis críticos, com 26% em São José e 23% em São Luiz do Paraitinga, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A Defesa Civil reforça que o frio intenso aumenta os riscos à saúde de grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
Em caso de emergências, a população pode acionar os Bombeiros pelo telefone 193, o Samu pelo 192 e a Defesa Civil pelo 199. A massa de ar fria e seca proveniente do Sul do país já está causando sensação de frio em todas as regiões de São Paulo.