Fortes chuvas que atingiram o Texas na madrugada desta sexta-feira (4) resultaram na morte de 13 pessoas e deixaram 23 meninas desaparecidas em um acampamento de verão. As autoridades locais informaram que as enchentes ocorreram rapidamente, com o nível do rio Guadalupe subindo de dois para mais de nove metros em apenas 45 minutos. O xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, alertou que o número de vítimas pode aumentar, incluindo menores de idade.
Cerca de 750 pessoas estavam acampadas no Camp Mystic, próximo ao rio, durante o feriado prolongado, e enfrentaram a falta de eletricidade, água e conexão por wi-fi devido às condições climáticas adversas. O governador do Texas, Greg Abbott, divulgou um vídeo mostrando operações de resgate aéreo, destacando que cerca de 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados para a região.
As autoridades estaduais e locais pediram aos residentes que evitem viajar pela área afetada, onde várias estradas estão intransitáveis. O diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas, Freeman Martin, afirmou que as missões de resgate estão sendo realizadas 24 horas por dia e que as equipes continuarão trabalhando até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas. O serviço meteorológico emitiu alertas de inundação, prevendo mais chuvas para a região nos próximos dias.