A zona rural de Orizona, Goiás, está em festa com a realização da Folia de Santos Reis de Corumbajuba, que teve início nesta semana e se estenderá até sábado, 12 de julho. Este evento cultural, que reúne mais de 600 foliões e moradores, é uma manifestação de fé e tradição que percorre as casas da comunidade, promovendo cantorias e orações.
Tradicionalmente realizada em janeiro, a Folia de Reis em Corumbajuba foi adaptada há mais de 30 anos para julho, devido às chuvas que dificultavam a participação de pessoas idosas. Vicente Felismino de Paula, 2º capitão da Folia, destaca a importância da celebração: "É uma tradição viva, um patrimônio nosso". A origem da folia é incerta, com moradores afirmando que sua história remonta a mais de 80 anos.
A preparação para a caminhada começa um ano antes, com reuniões que definem os detalhes do evento. A proibição do consumo de bebidas alcoólicas durante o percurso é uma medida que visa manter a espiritualidade e a organização do grupo. Vicente ressalta que o foco é a oração e o respeito, especialmente no ensino das tradições para as novas gerações.
Nos últimos anos, a Folia de Corumbajuba tem sido objeto de registros da oralidade e valorização como patrimônio cultural imaterial. A Skambau Produções, liderada pela pesquisadora Manoela Barbosa, tem promovido ações de pesquisa e documentação, resultando em um documentário premiado que será exibido em uma mostra itinerante de cinema nas escolas do município em agosto, envolvendo a comunidade e os foliões em debates com crianças.