O foguete Eris, fabricado pela Gilmour Space Technologies, caiu e explodiu 14 segundos após seu lançamento, nesta quarta-feira (30), em Bowen, Queensland. Este foi o primeiro veículo de lançamento orbital projetado e construído na Austrália a tentar orbitar a Terra a partir do solo australiano, com o objetivo de transportar pequenos satélites para a órbita.
Durante o voo de teste, o foguete de 23 metros de altura parecia ter decolado com sucesso, mas logo perdeu força e desapareceu de vista, gerando nuvens de fumaça no local. Apesar da falha, não houve feridos, conforme informações da agência de notícias AP.
A Gilmour Space Technologies comemorou o lançamento como um marco para as ambições espaciais da Austrália. Segundo um porta-voz da empresa, todos os quatro motores híbridos foram acionados, resultando em 23 segundos de queima do motor e 14 segundos de voo. O CEO Adam Gilmour destacou em comunicado que é raro uma empresa privada conseguir um lançamento orbital na primeira tentativa, expressando satisfação com o progresso feito até o momento.