Florianópolis sedia, nesta segunda e terça-feira, o 2º Seminário Estadual do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PCAAM/SC), promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Instituto Hope House e a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC). O evento, realizado no auditório da OAB, reúne representantes do Sistema de Garantia de Direitos que atuam na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no estado.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, destacou a importância do programa, afirmando que ele representa o direito à vida e atua como um escudo e espaço de reconstrução para crianças, adolescentes e suas famílias. Durante o seminário, ela reafirmou o compromisso do Governo de Santa Catarina com o fortalecimento do PCAAM, enfatizando a necessidade de articulação entre o sistema de justiça, órgãos de segurança e redes de proteção.
Helena Nastassya Paschoal Pitsica, diretora de educação jurídica da OAB/SC, ressaltou a relevância da presença de todos os atores envolvidos no sistema de garantia de direitos, enquanto Themis Durante, presidente do Instituto Hope House, agradeceu a parceria do Estado, destacando os avanços no atendimento a crianças e adolescentes. O seminário também apresentou um relatório com os resultados do primeiro ano do programa, evidenciando a importância do atendimento humanizado e individualizado para a reinserção social dos protegidos.