Uma pesquisa recente encomendada pelo jornal O Globo e realizada pelos institutos Ipsos-Ipec revela que o Flamengo continua sendo o clube com a maior torcida do Brasil, somando 21,2% das preferências dos entrevistados. O Corinthians, com 11,9%, o Palmeiras, com 6,5%, e o São Paulo, com 6,4%, completam o 'G-4' do ranking nacional de torcidas.
O levantamento, realizado entre os dias 5 e 9 de junho com 2.000 torcedores maiores de 16 anos de 132 municípios brasileiros, mostra que, embora Flamengo e Palmeiras tenham apresentado uma leve oscilação negativa em relação à pesquisa anterior de 2022, essa variação está dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Por outro lado, o Corinthians e o São Paulo registraram quedas significativas, de 3,6 e 1,8 pontos percentuais, respectivamente.
A pesquisa também destacou o crescimento de torcidas de outros clubes, como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Vitória e Remo, que apresentaram aumentos em suas porcentagens, embora ainda dentro da margem de erro. O Bahia se destacou com um crescimento de 0,5 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior.
Os entrevistadores avaliaram o grau de fanatismo, engajamento com os clubes, interesse por times estrangeiros e a relação com a seleção brasileira, com um nível de confiança de 95%. A soma das porcentagens pode ultrapassar 100%, pois os torcedores podiam escolher mais de um clube com o qual se identificam.