A 30ª edição da Feira de Panificação e Confeitaria da América Latina (Fipan) teve início nesta terça-feira (22) no Expo Center Norte, em São Paulo, e marca a estreia do Campeonato Internacional de Panificação e Confeitaria no Brasil. A competição, promovida pela UIBC (International Union of Bakers and Confectioners), ocorrerá até sexta-feira (25) e contará com uma arena de mais de 400 m² dedicada ao torneio.
Mais de 30 jovens competidores, com até 25 anos, representarão países como Alemanha, Chile, China, Espanha, França, México, Suécia e Taiwan, além do Brasil, que contará com equipes treinadas pelo Senai. Os participantes enfrentarão desafios rigorosos nas categorias de Panificação e Confeitaria, avaliados por um júri especializado que considerará qualidade, sabor, apresentação e criatividade.
Durante os quatro dias de competição, os desafios incluem a criação de peças artísticas em pão, pães com fermentação natural e sobremesas elaboradas em açúcar e chocolate. O evento também oferecerá aulas gratuitas com profissionais internacionais, incluindo Luiz Farias, embaixador da Ireks no Brasil, que ministrará uma aula sobre fermentação natural.
O campeonato é considerado um marco para a panificação brasileira, segundo Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, organizador da feira. O evento é exclusivo para empresários e funcionários do setor, e a entrega de troféus aos vencedores encerrará as atividades na sexta-feira. Os interessados devem se credenciar pelo site oficial da Fipan.