Na manhã de sexta-feira (11), um filhote de onça-parda com 60 dias de vida foi encontrado em uma árvore na área rural de Porto Feliz, São Paulo. O resgate do animal foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros, que se mobilizaram rapidamente para garantir a segurança do filhote.
Após o resgate, a onça-parda foi encaminhada ao zoológico municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, onde recebeu os primeiros atendimentos necessários. Posteriormente, o animal foi transferido para a ONG Mata Ciliar, que é responsável pela reabilitação e devolução de espécies silvestres ao seu habitat natural.
A onça-parda, considerada o segundo maior felino do Brasil, é uma espécie protegida por lei e está ameaçada de extinção. Presente em diversos biomas do país, esse animal é frequentemente encontrado em florestas e savanas, mas também pode aparecer em áreas modificadas pelo ser humano. Especialistas alertam para a importância de evitar o contato com esses animais e sempre acionar profissionais capacitados em situações semelhantes.