Na tarde de quinta-feira (17), um filhote de baleia-franca (Eubalaena australis) foi encontrado morto na Praia do Maço, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O local de difícil acesso gerou preocupação nas autoridades, que planejam a retirada do animal nesta sexta-feira (18). Este é o primeiro encalhe da espécie registrado na atual temporada reprodutiva em Santa Catarina, que teve início em maio e se estende até novembro.
O Instituto Australis, responsável pelo monitoramento da espécie, foi acionado após um pescador informar a Polícia Militar Ambiental sobre o encalhe. Especialistas indicam que, em média, ocorrem de um a dois encalhes de filhotes por temporada na região, enquanto o encalhe de baleias-francas adultas é considerado um evento raro.
De acordo com a veterinária Gabriela Cristini de Souza, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o filhote media cerca de 5 metros e apresentava coloração azulada em partes do corpo, o que pode estar relacionado a processos de decomposição ou condições que precederam sua morte. A área do encalhe faz parte do Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que conta com o apoio do Ibama e ICMBio.