A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou um homem por maus-tratos após ele ser flagrado arrastando seu pai, um idoso de 85 anos com Mal de Alzheimer, em um estacionamento na Asa Sul, em Brasília. O incidente ocorreu em junho deste ano e foi registrado por câmeras de segurança, que mostraram o idoso caindo e ficando exposto, com suas calças arriadas, durante a ação do filho.
De acordo com a polícia, o filho foi indiciado por expor a integridade do pai a perigo, com base no Estatuto da Pessoa Idosa. O caso será encaminhado ao Ministério Público do DF, que decidirá sobre a denúncia à Justiça. A pena para crimes dessa natureza pode chegar a seis anos de reclusão.
Este caso é parte de um problema mais amplo, já que o Ministério dos Direitos Humanos recebeu mais de 2 mil denúncias de violência contra idosos no DF apenas em 2025, o que representa uma média de 10 denúncias diárias. Dados indicam um aumento de 68% nas denúncias entre 2022 e 2024, refletindo a urgência de ações de conscientização e combate à violência contra a população idosa.